ARACEAE

Asterostigma lombardii E.G.Gonç.

Como citar:

; Tainan Messina. 2012. Asterostigma lombardii (ARACEAE). Lista Vermelha da Flora Brasileira: Centro Nacional de Conservação da Flora/ Instituto de Pesquisas Jardim Botânico do Rio de Janeiro.

LC

EOO:

345.862,319 Km2

AOO:

76,00 Km2

Endêmica do Brasil:

Sim

Detalhes:

A espécie é encontrada nos Estados de Minas Gerais e Espírito Santo (Coelho; Gonçalves, 2012), Paraná, Santa Catarina e São Paulo (CNCFlora, 2011).O Estado de Minas Gerais apresenta cinco espécies do gênero Asterostigma e pode ser considerado um possível centro de diversificação do gênero (Gonçalves, 1999)

Avaliação de risco:

Ano de avaliação: 2012
Avaliador:
Revisor: Tainan Messina
Categoria: LC
Justificativa:

? <i>Asterostigma lombardii</i> éuma espécie que se encontra bem distribuída em regiões de Mata Atlântica em diferentes unidadesde conservação (SNUC) dos Estados da região Sudeste e, na região Sul, no Paraná eSanta Catarina. Apesar das possibilidades de ameaças em decorrência da reduçãoprogressiva da Mata Atlântica, esta espécie ocorre em uma longa extensão deocorrência no país, superior a 300.000 km², portanto caracterizada como "Menos preocupante" (LC).

Perfil da espécie:

Obra princeps:

Valor econômico:

Potencial valor econômico: Desconhecido

Ecologia:

Biomas: Mata Atlântica
Fitofisionomia: Floresta estacional decidual e floresta ombrófila (Coelho; Gonçalves, 2012).
Detalhes: Gemas de hibernação localizadas no solo (geófita) e geralmente em solos passíveis de alagamentos (Almeida et al. 2005). Sazonalmente dormente.

Ameaças (1):

Estresse Ameaça Declínio Tempo Incidência Severidade
1.1 Agriculture
A zona da mata de Minas Gerais apresenta um histórico de fragmentação relacionado ao plantio de lavouras, principalmente café e cana-de-açucar. Com a devastação generalizada, as manchas de matas foram preservadas em apenas alguns cumes de elevações (Valverde, 1958).

Ações de conservação (2):

Ação Situação
1.2.1.3 Sub-national level on going
Presente na Lista vermelha daflora do Espírito Santo (Simonelli; Fraga, 2007), na categoria "Vulnerável" (VU).
Ação Situação
4.4 Protected areas on going
A espécie é encontrada nas seguintes unidades de conservação (SNUC): Estação Ecológica Mata do Cedro e RPPN Feliciano Miguel Abdala, em MG e Estação Biológica de Caratinga, ES (CNCFlora, 2011)